sexta-feira, 8 de janeiro de 2010

Rei Arthur: a força de uma Lenda

Muitas pessoas que me conhecem, neste momento devem estar com um sorriso no rosto, rindo, pois mais uma vez na minha vida estou falando o nome de um Rei muito famoso: Arthur.
Confesso que sou fascinada por esta figura e que as vezes até passo do limite.rsrsrs
Meu trabalho de conclusão de curso na disciplina de História Medieval, tratei a respeito deste assunto. Fiz um artigo: "A Influencia das lendas Arthurianas no cotidiano medieval". E ao pesquisar para faze-lo, li muitos artigos e alguns livros de historiadores e arqueólogos e sabem qual conclusão que eu cheguei?
Que a lenda arthuriana ao ser propagada na Idade Média, serviu como instrumento da Igreja Católica Medieval para disseminar os ideais ou perfil de um cavaleiro cristão, que reis como Afonso III(1248-1279) da Península Ibérica se espelharam na figura de Arthur para se legitimarem no poder e que existem vestígios arqueológicos que indiciam que um Rei chamado Arthur possa mesmo ter existido na Bretanha por volta do século VId.C, entretanto há alguns historiadores que não acreditam nesta hipótese.
Mas quem nunca ouviu falar pelo menos uma vez nesta lenda? A primeira versão da lenda foi escrita por um monge bretão por nome de Geoffrey de Monmouth por volta do século XII: "Historia Regnum Brithanniae" (história dos reis da Bretanha. Daí por diante várias versões surgiram, e chegaram até os dias atuais.
Filmes como: as brumas de Avalon, Rei Artur e muitos outros, livros, peças de teatros e até mesmo novelas: Pé na Jaca de Carlos Lombardi estreado pela Rede Globo em 2006 tinha personagens com os nomes que remetiam a lenda e até um pouco da história. Enfim se o Rei Arthur realmente existiu, não há uma certeza concreta a este respeito, o que significa que muito tem que se estudar sobre o assunto, entretanto é verdadeira a sua existencia no imaginário medieval e porque não também no imaginário atual?
Quer ter uma boa visão sobre a lenda? Eu indico uma trilogia de livros que está na lista dos meus favoritos: As Cronicas do Rei Arthur de Bernard Cornwell, são tres livros: O Rei do Inverno, O inimigo de deus e Excalibur (bom d+).


Manuscrito


Bernard Cornwell

Trilogia: As Cronicas do Rei Arthur

Um comentário: