sábado, 6 de fevereiro de 2010

Chocolate: uma delícia desde a Antiguidade



Quem me conhece sabe que eu amo doces e principalmente CHOCOLATE...
Essa delícia é um sucesso em todas as épocas do ano e pode se dizer que está presente em todas as partes do mundo, ou seja, é um doce praticamente universal. Quebrando as barreiras culturais, sociais e outras, o chocolate marca presença, seja em momentos felizes como uma caixa de bombons que se ganha de aniverssário, do namorado ou namorada, ou um bombom ganhado na recepção de uma palestra, ou em momentos de ansiedade como nas famosas provas de vestibulares, Enem, concursos, ou até mesmo quando bate uma tristeza e um bom pedaço de chocolate te faz companhia.
Especialistas da Saúde afirmam que o consumo não excessivo de chocolate faz bem para o coração e pode ajudar na prevenção de hipertensão arterial. Além de O chocolate transmitir sensação de prazer, bem-estar e aliviar a tensão devido a uma substância chamada feniletilamina, que estimula a produção da serotonina, que atua no cérebro junto às emoções.
O famoso e irresistível doce tem origem aproximadamente em 1500 a.C com uma civilização da América Central chamada Olmecas. E segundo alguns estudos os Maias e Astecas também cultivavam o cacau. O cacau era consumido em forma de bebida da qual se adicionava alguns codimentos, e bastante usado em rituais religiosos.
Alguns estudiosos dizem que Cristóvão Colombo foi o responsável por levar o cacau para a Europa, mais especificamente para a Espanha. Mas foi Henrique Cortez em suas viagens ao México que por volta de 1528 levou a Espanha o cacau e os elementos necessários para se preparar a bebida. O chocolate quente passou-se a ser bem consumido pela elite espanhola desde então.
Por volta de 150 anos toda a Europa já conhecia o chocolate, do qual se começou a acrescentar outros elementos como leite, cerveja, acúcar, especiarias, etc...
Mas foi só no início do século XIX que os Holandeses fizeram uma revolução na história do chocolate, eles deram origem ao chocolate em pó e também os primeiros tabletes com um formato parecido com os atuais.
Atualmente as mais diversas formas e também os mais variados sabores de Chocolate encontra-se no mercado, e uma coisa é certa, é que essa invensão da Antiguidade foi um sucesso, isso todo mundo tem que concordar...
Se deu uma vontade de comer um chocolate agora que tal fazer um bom brigadeiro de colher? Aí vai uma receita de Brigadeiro de Microondas que é bem fácil, rápido e uma DELÍCIAAAA....

Ingredientes:

4 a 6 colheres de sopa de chocolate em pó (PODE SER TODDY, NESCAU....)

1 lata de leite condensado

3 colheres (sopa) de margarina

2 colheres (sopa) de creme de leite

Modo de preparo:

Em um refratário coloque todos ingredientes e leve ao microondas, por 6 minutos, mexendo a cada 2 minutos

Depois é só se servir e deliciar-se....
Bjão pessoal!