sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

Graal: a ambição Humana pelo Poder

Graal...
Uns dizem que este era o cálice que Cristo usou na última santa ceia e outros o rementem ao cálice da qual José de Arimatéia também colheu o sangue de Cristo na cruz quando um soldado lhe atingiu com uma lança.
O objeto em questão, foi um dos mais polêmicos da Idade Média.
A primeira vez que ele aparece na literatura é em um romance de um escritor francês, Chrétien de Troyes de 1162 a 1182: Perceval le Gallois ou Le conte du Graal. O Graal no dito romance é um prato ou tigela cravejado de pedras preciosas que carrega uma hóstia. O autor une a lenda de Arthur com o venerável objeto, entretanto a história é interrompida antes de ter um fim, devido a morte de Troyes. Após estes escritos do romancista francês, milhares já foram escritos, um dos mais atuais que citam o Objeto, é o polêmico Código da Vince de Dan Brown.
Mas saindo dos rolos de pergaminhos medievais para a realidade, o Santo Graal não foi apenas um objeto fictício naquela época, ele se tornou um dos elementos mais procurados pelos medievos, entre eles os templários,e há quem diga que até mesmo o famoso nazista Adolf Hitler tenha andado atrás do valoroso Graal. Mas porque tamanha busca?
Em minhas concepções e alguns autores citam isso, é deviso o Santo objeto ter poderes ou seja, o homem do qual tivesse tal objeto em sua posse seria o homem mais poderoso da terra e também teria o perdão dos pecados cometidos. Várias peças apareceram no período medieval se passando pelo Santo Graal, cálices de ouro maciço cravejado de pedras preciosas apareceram em determinados lugares atraindo centenas de fiéis e peregrinos, mas tudo não passou de farsa.
Estudiosos dizem que o objeto da qual nomeara-se de Graal, ao se analizar a época em que viveu Cristo, seria mais provável ser uma tigela de madeira comum da qual se usava no cotidiano, e não um cálice de ouro esplendoroso, e que este dificilmente teria chegado a Idade Media, devido este ter existido no séculoI.
O fato é que este deslumbrou pessoas, que saíram a sua procura, ou seja a procura de poder. Não é o homem um ser que por natureza ambiciona o Poder?
Também vale ressaltar que na Idade Média, o imaginário e a realidade mantinham uma proximidade contante, ou seja, muitos elementos fictícios saiam da ficção e viravam elementos da realidade, não era certo uma distinção do real e da fantasia.
Mais uma vez eu indico uma trilogia super bacana para se ter uma história concreta para uma maior visão sobre tal assunto: A Demanda do Graal: O Arqueiro, O Andarilho e O Herege, os três livros são de um dos meus autores favoritos e que vocês já sabem:
Bernard Cornwell.
É uma ótima Trilogia.
Até +
bjus



sexta-feira, 8 de janeiro de 2010

Rei Arthur: a força de uma Lenda

Muitas pessoas que me conhecem, neste momento devem estar com um sorriso no rosto, rindo, pois mais uma vez na minha vida estou falando o nome de um Rei muito famoso: Arthur.
Confesso que sou fascinada por esta figura e que as vezes até passo do limite.rsrsrs
Meu trabalho de conclusão de curso na disciplina de História Medieval, tratei a respeito deste assunto. Fiz um artigo: "A Influencia das lendas Arthurianas no cotidiano medieval". E ao pesquisar para faze-lo, li muitos artigos e alguns livros de historiadores e arqueólogos e sabem qual conclusão que eu cheguei?
Que a lenda arthuriana ao ser propagada na Idade Média, serviu como instrumento da Igreja Católica Medieval para disseminar os ideais ou perfil de um cavaleiro cristão, que reis como Afonso III(1248-1279) da Península Ibérica se espelharam na figura de Arthur para se legitimarem no poder e que existem vestígios arqueológicos que indiciam que um Rei chamado Arthur possa mesmo ter existido na Bretanha por volta do século VId.C, entretanto há alguns historiadores que não acreditam nesta hipótese.
Mas quem nunca ouviu falar pelo menos uma vez nesta lenda? A primeira versão da lenda foi escrita por um monge bretão por nome de Geoffrey de Monmouth por volta do século XII: "Historia Regnum Brithanniae" (história dos reis da Bretanha. Daí por diante várias versões surgiram, e chegaram até os dias atuais.
Filmes como: as brumas de Avalon, Rei Artur e muitos outros, livros, peças de teatros e até mesmo novelas: Pé na Jaca de Carlos Lombardi estreado pela Rede Globo em 2006 tinha personagens com os nomes que remetiam a lenda e até um pouco da história. Enfim se o Rei Arthur realmente existiu, não há uma certeza concreta a este respeito, o que significa que muito tem que se estudar sobre o assunto, entretanto é verdadeira a sua existencia no imaginário medieval e porque não também no imaginário atual?
Quer ter uma boa visão sobre a lenda? Eu indico uma trilogia de livros que está na lista dos meus favoritos: As Cronicas do Rei Arthur de Bernard Cornwell, são tres livros: O Rei do Inverno, O inimigo de deus e Excalibur (bom d+).


Manuscrito


Bernard Cornwell

Trilogia: As Cronicas do Rei Arthur

terça-feira, 5 de janeiro de 2010

Ouro Preto e Mariana

Oi!!!!!!!!!
Como muitas pessoas geralmente encontram-se de férias nesta época do ano, resolvir dar uma dica de viagem.
A dica é: Ouro Preto e Mariana. Duas cidades mineiras bem próximas uma da outra e que particularmente eu amoooooooooooo!!!!!!!
Quando visito essas duas cidades, me sinto a pessoa mais sortuda do mundo!!!!
Seja pelo conteúdo histórico( que é bom d+++++), ou por talvez eu me sentir no Brasil Colonia, ou porque é um lugar sosSegado( dependendo o dia).
Enfim, eu sou suspeita para falar, porque eu sou fã dessas cidades!!!!!!!!!
Vai aí umas fotos que eu tirei da última vez que eu fui lá: em 22 de novembro de 2009 e um texto que eu fiz para o Boletim do Curso de História da Funedi/UEMG.




Casa de Camara e Cadeia de Mariana


Igreja de São Francisco-Ouro Preto


Vista de Mariana


Ouro Preto


Ouro Preto


Mariana


Mariana


Parque Horto dos Contos- Ouro Preto

Se acatarem essa dica:
Boa Viagem!
bjusssssssss

segunda-feira, 4 de janeiro de 2010

Começo


Oi pessoas!!!!!!!!!
tudo bem?
Começo de ano e todo mundo com aquelas milhares de expectativas, planos, objetivos e sonhos!!!!!!!
Este ano, como vários outros, fiz uma listinha de objetivos ou seja de coisas que quero fazer este ano, se eu conseguir pelo menos cumprir 80% já ficarei satisfeita, e entre elas estava fazer um blog. Pois é já estou pondo a mão na massa!!!!!!!
Mas deixa eu me apresentar né?
Me chamo Carla, tenho 18 anos somente até dia 29 deste mês. Faço o curso de História e trabalho no arquivo histórico de Pitangui ( que eu amoooooo), para falar a verdade uma das decisões mais certas que eu tomei na minha vida foi a escolha deste curso!!!!!
Eu gosto de músicas do rock ao mpb, mas minha paixão mesmo é trilhas de filmes.
Amo cozinhar, essa é a minha paixão. Quando estou na cozinha é só alegria!!!
Ler é mais que um hobbie, já faz parte do meu cotidiano, adoro assistir filmes, e sempre que eu posso eu ponho o pé na estrada para viajar e pretendo passar muitas dicas galera.
Como historiadora eu curto d+ a Idade Média (principalmente lendas: e minha favorita é a do Rei Arthur.), Brasil Colonia ( Século XVIII Mineiro ),Revoluções do século XX. Enfim eu gosto de tudo, mas esses três tem um lugarzinho especial.
Olha, eu vou ficando por aqui!!!!!!!!
Bjãoooo a todos